FICHA DE ANAMNESE ODONTOLÓGICA E A PREVENÇÃO DE RISCOS JURÍDICOS
- Camila Ungaratti

- 15 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Conhecer o histórico de saúde do paciente não é uma faculdade, mas uma obrigação do cirurgião-dentista.
Realizar o levantamento histórico de vida, de saúde e de hábitos é essencial para definir se o paciente poderá se submeter ao tratamento, permitindo ao profissional identificar, de antemão, quais serão as possíveis intercorrências e as chances de sucesso. Essa é a finalidade principal da ficha de anamnese.

Além de indicar os caminhos do tratamento a ser realizado, a ficha de anamnese é um documento que pode auxiliar na minimização dos riscos jurídicos. As informações documentadas nessa entrevista inicial ajudam a identificar os fatores que pautaram a conduta do profissional durante o atendimento, o que pode, no futuro, embasar eventual defesa judicial ou administrativa.
Nesse sentido, durante o tratamento, a ficha deve ser revisada a bem de registrar a possível alteração de alguma condição de saúde que possa impactar no tratamento, tudo a fim de documentar os fatos e informações que basearam as decisões do cirurgião.
O documento, que deve ser assinado pelo paciente, é um importante instrumento de obtenção e registro de informações jurídicas, ao lado de outros documentos odontológicos, como o prontuário e o termo de consentimento.
Consulte um advogado para saber como elaborar uma ficha de anamnese com validade jurídica.


