https://www.canva.com/design/DAGOyQPsHC4/f1N6h3F6iQUQi-NDuUF36Q/view
top of page

O MÉDICO É O RESPONSÁVEL PELO QUE O PACIENTE ENTENDE.

  • Foto do escritor: Camila Ungaratti
    Camila Ungaratti
  • 20 de nov. de 2023
  • 1 min de leitura

Ou você postou, ouviu ou leu a frase “eu sou o responsável pelo que falei e não pelo que você entendeu”. Essa frase, contudo, não pode ser aplicada à prática médica. É que o médico tem o DEVER DE SE FAZER ENTENDER.


O que eu quero dizer com isso? É que para além do conhecimento técnico científico, deve o médico se utilizar de suas habilidades de comunicação para que o paciente compreenda, de modo efetivo, aquilo que o médico está dizendo acerca do diagnóstico, tratamento, prognóstico, consequências do não tratamento e possíveis efeitos colaterais.


O médico, então, deve compreender o contexto no qual aquele paciente está inserido (se mais ou menos escolarizado, por exemplo) e se utilizar de uma comunicação assertiva que seja adequada para aquela situação.


Porque não utilizar “dar pontos” ao invés de suturar?


Um paciente menos instruído certamente entenderá uma linguagem mais simples. Um paciente mais instruído, por sua vez, talvez (mas, nem sempre) entenderá uma linguagem um pouco mais técnica. É o médico que deve perceber as vulnerabilidades de cada paciente e entregar-lhe informações de acordo com tal vulnerabilidade.


Esse é o atendimento médico humanizado, com redução de vulnerabilidades e atendimento efetivo ao dever informacional.


Portanto, o médico é o responsável por aquilo que o paciente entende.


Camila Ungaratti | Direito Médico, Odontológico e Estético

©2023 por Camila Ungaratti | Direito Médico, Odontológico e Estético.

bottom of page